Teatro Infantil

Porque o importante é nunca deixar de ser criança e ser feliz.

Montamos nosso primeiro espetáculo infantil, “João e Maria”, em 1995, quando descobrimos nas crianças uma fonte inesgotável e surpreendente de energia e possibilidades.

Nos anos que se seguiram, produzimos inúmeros espetáculos baseados em clássicos da literatura infantil como “Cinderela”, “João e o Pé de Feijão”, “Aladin”, “Pinóquio”, “A Pequena Sereia” e vários outros, alguns deles ainda presentes em nosso repertório.

Depois, mais experientes e confiantes, ousamos alçar voos maiores montando textos inéditos ou baseados em outras obras literárias, como é o caso de “Faz de conta que você canta e conta um conto a cada canto”, espetáculo que resgata a cultura popular através de cantigas de roda, lendas e parlendas; “Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias“, da consagrada Ruth Rocha; e nossa mais recente estreia “ O Príncipe Feliz”, adaptação da obra de Oscar Wilde.

A qualidade artística dos espetáculos e a seriedade que imprimimos em todos os nossos trabalhos foram os ingredientes para que o projeto, que era a princípio para escolas na cidade de Jundiai, crescesse e alcançasse primeiramente outras cidades, depois todo o estado e então o Brasil! Já fizemos temporadas no Teatro Maria Clara Machado, Rio de Janeiro; no Teatro Folha, em São Paulo e no Teatro Amil, em Campinas. Fomos também selecionados para importantes Festivais, como: ”Festival Nacional de Teatro de Curitiba”, “Mostra SESC Cariri de Teatro – Ceará” e ”Festival Internacional de Teatro de Americana”. Além disso, estivemos presentes em diversos Teatros do SESI pelo interior paulista, fomos selecionados pelo Circuito Cultural Paulista 2013 e já fomos assistidos por mais de 300 mil pessoas!

Buscamos proporcionar às crianças contato com as mais diferentes manifestações artísticas que permeiam um espetáculo teatral: música, dança, literatura, artes visuais e folclore. Isso porque acreditamos que a arte tem um caráter persuasivo e atua de maneira efetiva na formação do ser humano, especialmente nas fases infanto-juvenis. Ao descobrir e explorar esse infinito universo que é o teatro, com suas habilidades e talentos, nossas crianças certamente irão transformar-se em cidadãos conscientes, aptos a transformar a sociedade à sua volta e, assim, o planeta!

Peças em cartaz do Teatro Infantil

O Príncipe Feliz

No ponto mais alto de uma cidade, há uma praça com uma majestosa estátua de ouro do Príncipe Feliz. Ele tem olhos feitos de esmeraldas brilhantes e, no punho de sua espada brilha o mais puro rubi. A estátua é o orgulho da cidade e desse modo, é protegida pelas autoridades e cidadãos.

Certo dia uma andorinha que está fugindo do frio decide descansar aos pés do Príncipe. Ao sentir água caindo-lhe pelas penas e, estando o céu estrelado, olha para o alto e nota que são lágrimas do Príncipe Feliz. Dá-se início uma bela história de amor, solidariedade e entrega. Muitas surpresas, magias, tristezas e alegrias farão parte dessa aventura.

Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias.

Situações do cotidiano ganham encanto nas palavras de Ruth Rocha, que inova a maneira de contar histórias. Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; Caloca compreende a importância da amizade.

Faz de Conta

O espetáculo Faz de conta que você conta e conta um conto a cada canto nasceu em 2006, devido ao forte desejo de resgatar a nossa cultura popular e proporcionar a criança o brincar sem ter que recorrer a aparatos tecnológicos, mas sim trazendo à tona a imaginação. Numa tarde de domingo, seis crianças marcam encontro num porão e descobrem neste espaço, entre muitas quinquilharias, objetos que lhes permite criar histórias, recrutar brincadeiras e até ressuscitar personagens folclóricos. Uma antítese cultural que coloca frente a frente a atual era tecnológica com o antigo e tradicional universo infantil.

Cinderela

A menina Cinderela, após perder os pais, vive em uma grande casa, com a madrasta e suas duas filhas invejosas, que a maltratam e a exploram com árduas tarefas domésticas, até que um dia, o Rei envia uma mensagem para que todas as moças solteiras compareçam ao grande baile, onde serão apresentadas ao príncipe, que escolherá a sua futura esposa. A madrasta nega este direito à Cinderela e leva somente as suas filhas. Porém, seu amigo pássaro, ao ver a pobre menina chorando, magicamente transforma as suas vestimentas em trajes de princesa, com direito a um par de sapatinhos de cristal e, da abóbora, ele faz uma linda carruagem para leva-la ao baile. A partir deste momento, a vida da bela Cinderela mudará para sempre.

João e o pé de feijão.

Uma trupe mambembe cansada de se arrastar por estradas empoeiradas, resolve parar e conseguir alguns trocados para o almoço, montando a clássica história infantil, “João e o pé de feijão”. Ao abrirem suas malas, começam a desvendar um mundo mágico, habitado por animais falantes, uma Harpa encantada, o Gigante malvado, a Galinha dos ovos de ouro e outros fantásticos personagens. A caixa mágica já foi aberta...

As crianças serão então transportadas para um reino de magia onde sonhar não custa nada e ser feliz não é proibido a ninguém, pois a alegria vale mais que qualquer vintém!

Romeu & Julieta

Romeu e Julieta é com toda certeza uma das mais conhecidas histórias que se tem notícia. Shakespeare nos apresenta uma tragédia que o tempo todo fala de duas poderosas emoções, o amor e o ódio.

Na cidade de Verona, há séculos, duas famílias rivais vivem em constante disputa. Em meio a tanta inimizade, nasce uma história de amor entre os jovens Romeu e Julieta. Conseguirá o amor de um Montecchio e de uma Capuletto vencer o ódio que nutre as famílias?

Como num jogo, dinâmico, ágil, divertido e trágico, convidamos todos para juntos vivenciarmos a mais bela história de amor de todos os tempos...

Fotos dos Espetáculos

Somos a mudança que queremos ver no mundo!