Teatro Adulto

O segmento de atuação da Cia Paulista de Arte, onde trás a arte na sua maior essência!

O primeiro trabalho e que exigiu um ano inteiro de preparação foi a comédia “Av. Ipiranga, 1972” que estreou em 1993 na cidade de Jundiaí. O desejo de alçar grandes voos e percorrer o Brasil com nossos espetáculos já estava presente nesse primeiro trabalho e embora ainda fôssemos amadores e totalmente inexperientes, nos lançamos com muita vontade para alguns Festivais de Teatro, carregados de cenários, figurinos e adereços – o que nos rendeu histórias hilárias que até hoje são contadas e recontadas em nossos encontros. Sair do ninho e ouvir o que outros “fazedores” de arte mais experientes tinham a dizer sobre nosso trabalho e ainda compartilhar nossos desejos e anseios com outros grupos foi um primeiro passo essencial na trajetória da Cia. Os Festivais foram e são importantes em nossa história e já passamos nesses anos por mais de sessenta deles, no Brasil e fora dele.

Buscando o crescimento do nosso trabalho, entendemos que seria necessário contar com o conhecimento de outros diretores mais experientes. Criamos assim inúmeros espetáculos para o público adulto com diferentes diretores e linguagens. Jorge Julião foi então o escolhido e com grande competência e generosidade contribuiu de maneira decisiva no amadurecimento do grupo. A primeira parceria resultou no espetáculo “No Exercício da Paixão”, baseado na obra de Nelson Rodrigues, que estreou em 1996 e significou nosso primeiro grande passo profissional rendendo inúmeros prêmios, as primeiras temporadas e o reconhecimento no meio teatral.

A parceria com Jorge Julião rendeu ainda mais dois espetáculos adultos: “Rápidas de Artur Azevedo”, baseado na obra de Artur Azevedo e “Jogos de hora da sesta”, de Roma Mahieu, que teve grande importância no aperfeiçoamento do trabalho dos atores.

Em 2008 estreamos “As Noivas de Nelson”, de Nelson Rodrigues, com direção de Marco Antônio Braz, o que significou um marco em nossa história, fazendo-nos destacar em importantes Festivais nacionais e internacionais de teatro, realizando temporadas e excursões por todo o país, além da conquista de mais de trinta prêmios.

A partir desse trabalho a Cia Paulista de Artes consolidou-se definitivamente no cenário teatral brasileiro. Nossas obras para o público adulto trazem como principal característica nosso desejo pela pesquisa e aprofundamento no trabalho do ator, sem deixar de lado o ímpeto que nos move de, através da arte, transformar a rotina e a percepção de mundo do público que nos assiste, fazendo assim a nossa parte na conquista de uma sociedade melhor a cada dia.

Peças em cartaz do Teatro Adulto

As Noivas de Nelson

As Noivas de Nelson é uma fantasia patético surrealista baseada em cinco contos de “A vida como ela é”, em que todas as histórias envolvem, de alguma maneira, o noivado, o casamento e a viuvez.

 Diante da ordem bíblica “crescei e multiplicai-vos” ou do chamado da natureza para a procriação da espécie, as narrativas traçam uma radiografia patética do ser humano e seus encontros e desencontros à procura do amor. Da exibição de pequenas falhas que ganham dimensões trágicas, o espetáculo reflete, com muito humor a dicotomia amor X Morte, elemento fundamental da ficção e do teatro de Nelson Rodrigues.

Bravi Oriundi

Fotos Espetáculos:

Somos a mudança que queremos ver no mundo!