A Cia Paulista de Artes

A Cia Paulista de Artes foi criada, em 1991, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, filiada à Cooperativa Paulista de Teatro desde 2004. Ao longo dessas duas décadas de existência, a companhia vem agregando novos artistas, de modo que, juntos, possam continuar explorando as suas habilidades, valendo-se de sua sensibilidade natural.

Acompanhando o crescimento cultural brasileiro e a globalização, a Cia Paulista de Artes desenvolve projetos culturais, utilizando-se de diferentes linguagens, derrubando paradigmas e preconceitos, descortinando novos preceitos, exaltando a liberdade, abordando a prevenção e a conscientização da sociedade e, por fim, pregando com energia a sustentabilidade.

Dentre suas principais atividade estão as produções de espetáculos adultos, que circulam pelos mais importantes festivais de teatro do País, as produções de espetáculos infantis, que integram a arte à educação, o uso do teatro como forma de prevenção e sensibilização.

Em sua história, a Cia Paulista de Artes realizou importantes produções que a projetaram no cenário nacional e internacional. Dentre elas estão as adaptações da obra de Nelson Rodrigues, "No Exercício da Paixão", espetáculo dirigido por Jorge Julião, apresentado em todo o Brasil e vencedor de 32 prêmios; "Jogos na Hora da Sesta", de Roma Mahieu, adaptada e dirigida por Jorge Julião; "Cobrindo a Megera, de Olho na Fera", o primeiro espetáculo preventivo de rua, escrito por Rosangela Brigoni, dirigido por Marcelo Peroni, que foi convidado a participar, em 2008, da programação cultural da XVII Internacional Aids Conference, na cidade do México, com o título de "Tapate el Pitito, Cuidado com el Monstruito".

 

Em março de 2008, estreou "As Noivas de Nelson", espetáculo de Nelson Rodrigues, com adaptação e direção de Marco Antonio Braz. Foi apresentado no Festival de Curitiba e realizou três temporadas em São Paulo e, em 2009, no Rio de Janeiro.

A Cia Paulista de Artes participa das duas últimas Conferências Mundiais de Aids, representando o Brasil. Em agosto de 2008, na XVII International Aids Conference, no México, e, em 2010, em Viena, na Áustria, apresenta a performance preventiva "Carnaval Campeão, só em Ritmo de Prevenção", do Rosangela Brigoni.

Nos últimos anos, agrega mais dois espetáculos infantis ao seu outro segmento, o Projeto Escola: "Aladim", uma adaptação de Jorge Julião, com direção de Aline Volpi, e "Dom Quixote de La Serra e suas Incríveis Aventuras", de Rosangela Brigoni e Marcelo Peroni, com direção de Anamaria Barreto.

Somos a mudança que queremos ver no mundo!

A Pequena Sereia
Cobrindo a megera
Carnaval
Principe Feliz

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?

Então clique aqui e envie um email para a nossa equipe. Será um prazer entrar em contato com você e responder as suas dúvidas! Fale com e Cia Paulista de artes.